ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno:
______________________________________________ 6º e 7º anos turma:
_______
Professoras: Maria
Alice e Roseane L. Hofstatter Disciplinas:Matemática e Ciências
GLOBALIZANDO
CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ALUNOS E ALUNAS!
Antes de sairmos em quarentena, muito ouvimos falar e ainda estamos
recebendo informações sobre o Coronavírus, o Covid-19, nas mais variadas
fontes, televisão, revistas, jornais, internet. Nós, professoras Maria Alice
(Matemática) e Roseane (Ciências), acreditamos que vocês estão munidos de
conhecimentos e preparados para enfrentar esse vírus!
Seguem atividades para serem realizadas em casa sobre este tema, que
está tão presente em nossa realidade e no mundo.
DICAS: - Se
a família dispõe de impressora, as atividades podem ser impressas e coladas no
caderno.
- Se
a família não dispõe de impressora, o aluno deve copiar as atividades no seu
caderno.
PESQUISAR
1. O que significa a
palavra vírus?
2. O que são vírus?
3. Como é a estrutura
de um vírus (características de um vírus)?
4. Qual seu tamanho?
5. Onde se encontram?
5.Como se reproduzem?
6.Como acontece sua replicação ? Note que são 6 etapas.
7. Exemplos de doenças
virais conhecidas.
8. Como “pegamos” as
viroses?
9. O que significam as
palavras: epidemia, endemia e pandemia?
10. Qual a atual virose
causadora desta pandemia?
11. Onde surgiu? Como
se propagou?
12. Quais são os sintomas
(leves e fortes)?
13. Quais as
consequências da doença?
14. Quais os cuidados
para sua prevenção?
ANALISAR DADOS
1. O que você entendeu quando ouviu falar sobre
crescimento exponencial, a famosa “curva” indicativa dos casos de coronavírus
(COVID-19)?
2.
A. O
que você entendeu do que está representado na imagem acima?
B. O
que você acredita que pode ser feito para diminuir esta taxa de contaminação?
3. Pensando nos números de pessoas infectadas em
relação aos leitos que podem ser oferecidos para os pacientes que necessitem de
internação, você consegue explicar com suas palavras como pode-se evitar o
colapso do Sistema de Saúde do nosso país? O que você acredita que pode ser
feito?
4.
De
acordo com este gráfico, confirma-se que a taxa de mortalidade causada pelo
COVID-19 tem mais incidência a partir de
qual faixa etária? Por que você acha que isto acontece?
5. Para responder as questões a seguir, considere as
informações existentes no JORNAL NH, de 06/04/2020 (segunda-feira).
Considerando
os dados das três cidades na nossa região (Novo Hamburgo, São Leopoldo e
Canoas), quantos são os casos distribuídos no restante do estado até agora?
Qual
a quantidade de casos que ainda não foram confirmados no Brasil até agora?
Baseando-se
no número de casos de cada estado do Brasil, calcule e indique na tabela abaixo
o total de casos de cada região do nosso país.

Quais dados apontados no gráfico acima foram usados
para chegar no número de 2074 casos novos registrados de sexta-feira para
domingo?
Analisando
o gráfico, o que você pode concluir? Explique com suas palavras.
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