ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno:
__________________________________________________ 8º ano turma: _______
Professoras: Milaine
Regina Faller Disciplina: História
ATIVIDADE 2
DE
13/04/2020 A 24/04/2020
Olá queridos alunos!
Mesmo estando todos nós em isolamento social,
vamos continuar relembrando um pouquinho nossos conhecimentos em história.
Observe
a imagem abaixo a fim de relembrar o papel de cada hierarquia. (rei, nobreza,
igreja, povo...)
Disponivel em: https://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2017/08/a-formao-dos-estados-nacionais-5-638.jpg.
Acesso em 14/04/2020
REI: Possuía o
poder absolutista, ( absoluto), plenos poderes religiosos, militares e
políticos. Geralmente ocorria a sucessão familiar, quem governava era o filho
mais velho.
NOBREZA:
Os Nobres, ou burgueses como eram chamados, foram uma rica classe social que
surgiu nas redondezas dos castelos, ( comerciantes). Recebiam dinheiro oriundo da mão de obra dos servos ( trabalhadores).
IGREJA:
Classe social que era comandada pelo PAPA. Geralmente, recebiam dinheiro pela
venda de objetos ( relíquias sagradas e venda de lugares no reino dos céus.)
Eram sustentados também com alimentos pelo povo.
POVO:
Caracterizavam-se como trabalhadores
rurais, nos castelos ou nas cidades, eram a maioria das forças produtivas na
época. Sustentavam Reis, nobreza e clero com suas produções de alimentos.
Também pagavam diversos impostos que beneficiava o Rei. Abaixo, exemplo de funcionamento do sistema
absolutista da época.
PIRÂMIDE
SOCIAL
Na sociedade como
um todo, existem várias classes sociais, posto que há hierarquia entre ricos e
pobres. A divisão da sociedade entre níveis numa pirâmide social vem de tempos bem antigos. Assim que o ser humano
se organizou em grupos, passou a se dividir. Não se deve confundir o estrato
social, que é mais englobante, com a classe social, que é abrangida pelo mesmo.
- Agora, elabore uma pirâmide
social como a da imagem acima, mas de uma forma diferente e criativa,
utilizando materiais que você possui em casa, (como papelão, folhas coloridas,
caixa de sapatos… etc), representando as diferentes camadas sociais europeias
no período absolutista monárquico.
Depois de concluído, tire uma
foto e envie a imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário