segunda-feira, 13 de abril de 2020


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno: __________________________________________________________ turma: _______
Professora: Jane Daniele Spohr                                 Disciplina: Língua Inglesa
Período: de 13/04/2020 a 27/04/2020
CHÁ INGLÊS, O CHÁ DA TARDE
O que é o tradicional chá inglês? Como surgiu o famoso chá da tarde (afternoon tea, em inglês)? Existe uma receita inglesa para fazer chá? Estas são algumas perguntas que muita gente faz. Para encontrar as respostas é preciso voltar algum tempo na história.
No século XVI, os portugueses foram os primeiros europeus a conhecer o chá. A partir de então, a bebida foi sendo consumida em Portugal e, em seguida, foi ganhando o paladar de outros europeus. Foi só no século XVII que o chá foi introduzido à corte britânica.
Chá inglês na terra que não produz chá:
Essa é a primeira curiosidade a ser notada quando se fala no chá inglês. Como planta, de onde é extraída a bebida, o chá não é cultivado em solo britânico. Foi via Portugal que o chá chegou à Inglaterra. A bebida, que já era tradicional no Japão e na China, foi adotada pela corte portuguesa.
Quando Catarina de Bragança, filha de D. João IV, casou com o Rei Carlos II da Inglaterra, em 1662, levou o hábito de tomar chá para a corte britânica. O hábito foi assimilado rapidamente. Catarina de Bragança costumava organizar festas onde a presença do chá era obrigatória.
O tradicional chá da tarde
Assim como o hábito de tomar chá, a instituição do famoso e tradicional chá das 5, que os ingleses chamam de afternoon tea (chá da tarde), nasceu dentro da corte, no século XIX. O início da tradição é atribuído ao hábito de Anna Maria Russell, duquesa de Belfort, de fazer um pequeno lanche, às 17h, antes do jantar. Neste lanche, além de doces, era servido o chá com leite.
Ela começou a convidar pessoas para que a acompanhassem e, de forma espontânea, o hábito foi se espalhando. Primeiro, dentro da corte e, em seguida, tornou-se popular. Tomar o chá das 5 é um momento de convívio social, uma hora para uma boa conversa descontraída. Também vale destacar que não existe apenas uma receita para o chá inglês, que, assim como o nosso café, pode ser mais forte, mais fraco e tomado com mais ou menos leite, de acordo com o gosto pessoal.
Finalmente, quando se fala em Chá das 5, é importante saber que o hábito de tomar chá na Inglaterra não está limitado ao “afternoon tea”. O britânico toma chá a qualquer hora do dia ou da noite. Para muitos, é a primeira coisa a ser feita pela manhã e a última antes de dormir. Muitos hotéis, restaurantes e clubes no pais oferecem o chá das 5, sempre acompanhado de bolos e salgados para que o turista viva a experiência do autêntico chá inglês.



A PROPOSTA:
Após a leitura do texto e visualização do link acima, proponho a seguinte tarefa:
Realize com sua família um AFTERNOON TEA. Este tem como objetivo principal a interação entre pais e seus filhos neste momento tão atípico da atualidade. É um momento de conversa, de descontração e, principalmente, de alegria e amor entre seus familiares com um sabor especial de algumas “guloseimas”.
Dicas, sugestões, adaptações:
É super simples, quem quiser pode adaptar e fazer um picnic em família, pode fazer no pátio de casa ou em qualquer outro lugar de suas residências que seja especial para vocês.
NÃO pode faltar: a descrição do cardápio em INGLÊS. Podem consultar no dicionário de Língua Inglesa ou no tradutor online.
Abaixo tem duas fotinhos do “afternoon tea” da teacher com a descrição do cardápio. Vou adorar receber fotos ou vídeos de vocês. Podem enviar para meu e-mail.


Você pode aproveitar o feriado estendido do dia 20 e 21/04 para realizar a atividade!!
Um forte abraço e desejo que o “afternoon tea” ou “picnic” de vocês seja muito especial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário