terça-feira, 14 de abril de 2020

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
                  Turmas: 51 e 52
                  Professoras: Angélica e Raquel

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS


Você lembra de quando estudamos sobre os estados físicos da matéria? Hoje vamos relembrar um pouco sobre esse tema!


A MATÉRIA SE TRANSFORMA: Estados físicos da matéria

            A matéria pode ser sólida, líquida ou gasosa. Esses são os três estados físicos em que a matéria é encontrada na natureza.
            No estado sólido, a matéria tem forma definida. Muitos objetos ao nosso redor têm forma definida, como a bola de futebol, os óculos e o caderno.
            Os cubos de gelo que refrescam as bebidas, por exemplo, têm o formato do molde em que água líquida foi refrigerada.
            No estado líquido, a matéria não tem forma definida. Os líquidos tomam a forma do recipiente em que estão. Água, leite, suco e óleo são exemplos de líquidos.
            Se o recipiente estiver furado, a tendência do líquido colocado nele é escorrer e vazar.
            No estado gasoso, a matéria também não tem forma definida. Ela fica com a forma do recipiente em que se encontra.
            Em geral, os gases são invisíveis, como o gás oxigênio e o vapor de água que existem no ar à nossa volta.

Assista o vídeo que ilustra muito bem como isso acontece!
                       
                         ⇒       https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY


       Veja os exemplos no quadro:


Desafio:

Observe o dia-a-dia de sua casa e verifique em quais outros momentos podemos visualizar algum destes fenômenos de mudança do estado físico da matéria, registre esse exemplo em seu caderno para discutirmos em aula!


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


          Resolva os exercícios de revisão em seu caderno:

1. Compor e escrever como se lê os números abaixo:

a)1000+200+50+6=________-_______________________________          b)200+70+9=__________-_________________________________
c)300+50+4=__________-_________________________________
d)80+3=___________-___________________________________

2. Escreva os números a seguir usando algarismos.
a) O maior número de quatro algarismos:_______________________
b) O maior número de quatro algarismos sem repetição:____________
c) O menor número de quatro algarismos:____________
d) O menor número de quatro algarismos sem repetição:___________

3. Calcular:
a) 1000-367=_______  b) 267+378=_______ c) 365 x 6=_________
d) 248 : 4=_______      e) 649 x 8=________ f) 589 x 9=_________
 





Um comentário: