ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno:
___________________________________________________________ turma:
_______
Professora: Maria
Alice Disciplinas: Matemática
ATIVIDADE PARA: 27/04/2020 A 30/04/2020
OBSERVAÇÃO: Lembre-se
de colocar a data no caderno de aula.
TURMAS DE 6º E 7º
ANOS
Leia o texto abaixo.
A
CALCULADORA

Se realizar certos cálculos
complexos com o auxílio das calculadoras já não é algo tão simples, imagine
como seria a vida dos matemáticos e engenheiros sem o dispositivo. Felizmente,
os instrumentos de cálculos facilitam a vida do homem desde a Idade Antiga.
Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da
história. Este instrumento, criado pelos chineses no século 6 a.C, dispunha de
fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de
adição e subtração. Embora fosse um instrumento bastante limitado, o ábaco
acabou sendo o principal mecanismo de cálculo durante os 24 séculos seguintes.
Em 1642, a calculadora (ou melhor, o
ábaco) sofreu uma grande evolução por meio do francês Blaise Pascal. Filho de
um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos
para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo
fato desta realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que
se via na utilização do ábaco.
Mesmo assim, a máquina de Pascal
também realizava apenas operações de adição e subtração. Foi só em 1671 que o
filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu um
mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.
No fim do século XIX e início do
século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos
seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas que a
calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.
HISTÓRIA DA CALCULADORA
Abaixo, eu
indico o link de um vídeo legal para que vocês assistam.
Vamos lá!
COLOQUE A CUCA PARA FUNCIONAR
DESAFIOS
1) Observe a igualdade seguinte, representada com palitos de fósforo:
Ela não é correta; por isso, mova apenas um palito e deixe correta a
igualdade.
2) Em uma grande excursão, 5 ônibus partiram juntos em direção ao seu
destino. O ônibus verde chegou logo depois do vermelho. O ônibus azul chegou
junto com o amarelo, mas não foram os primeiros a chegar. O ônibus branco
chegou pouco antes do vermelho. Em que ordem os ônibus chegaram?
3) Descubra como obter 1000 usando oito vezes o algarismo 8 em uma adição.
4) O QUADRADO
MÁGICO a seguir deve ser preenchido com números naturais de 1 a 25.
Alguns números já foram colocados. Acabe de preenchê-lo, sabendo que a soma em
todas as linhas, colunas e diagonais deve ser sempre 65.
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