segunda-feira, 27 de abril de 2020


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno: _________________________________________________ turma:_______________ 
Professora: Maria Alice                                              Disciplina: Matemática

ATIVIDADE PARA: 27/04/2020 A 30/04/2020

OBSERVAÇÃO: Lembre-se de colocar a data no caderno de aula.

TURMAS DE 6º E 7º ANOS

Leia o texto abaixo.
A CALCULADORA
 História da Calculadora
Se realizar certos cálculos complexos com o auxílio das calculadoras já não é algo tão simples, imagine como seria a vida dos matemáticos e engenheiros sem o dispositivo. Felizmente, os instrumentos de cálculos facilitam a vida do homem desde a Idade Antiga.
Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século 6 a.C, dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração. Embora fosse um instrumento bastante limitado, o ábaco acabou sendo o principal mecanismo de cálculo durante os 24 séculos seguintes.
Em 1642, a calculadora (ou melhor, o ábaco) sofreu uma grande evolução por meio do francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato desta realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.
Mesmo assim, a máquina de Pascal também realizava apenas operações de adição e subtração. Foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu um mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.
No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.
Disponível em: https://www.historiadetudo.com/calculadora. Acesso em 14/04/2020


HISTÓRIA DA CALCULADORA
Abaixo, eu indico o link de um vídeo legal para que vocês assistam.

Vamos lá!!

COLOQUE A CUCA PARA FUNCIONAR
DESAFIOS
1) Observe a igualdade seguinte, representada com palitos de fósforo:
Ela não é correta; por isso, mova apenas um palito e deixe correta a igualdade.
2) Em uma grande excursão, 5 ônibus partiram juntos em direção ao seu destino. O ônibus verde chegou logo depois do vermelho. O ônibus azul chegou junto com o amarelo, mas não foram os primeiros a chegar. O ônibus branco chegou pouco antes do vermelho. Em que ordem os ônibus chegaram?
3) Descubra como obter 1000 usando oito vezes o algarismo 8 em uma adição.
4) O QUADRADO MÁGICO a seguir deve ser preenchido com números naturais de 1 a 25. Alguns números já foram colocados. Acabe de preenchê-lo, sabendo que a soma em todas as linhas, colunas e diagonais deve ser sempre 65.


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