segunda-feira, 20 de abril de 2020


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno: __________________________________________________________ turma: _______
Professora: Maria Alice                                              Disciplinas: Matemática
ATIVIDADE PARA: 20/04/2020 A 24/04/2020
OBSERVAÇÃO: Lembre-se de colocar a data no caderno de aula.

TURMAS DE 6º ANOS
Antes de ocorrer a suspensão das aulas, estávamos estudando sobre o SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, suas características, assim como suas ordens e classes.  Vocês têm esse conteúdo no caderno, pois já conversamos sobre ele.
É importante vocês saberem que não existiu apenas um sistema de numeração.
Há milhares de anos o modo de vida era muito diferente da vida de hoje!
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois não compravam, não vendiam, não usavam dinheiro. Com o passar dos anos, os costumes foram mudando e o homem passou a cultivar a terra, fazer casas, criar animais e a fazer comércio. Assim, surgiu a necessidade de contar.
Com o tempo foram criados símbolos e regras originando assim os diferentes sistemas de numeração.
Abaixo, eu indico o link de um vídeo para que vocês assistam:
Disponível em: http://usuarios.upf.br/~pasqualotti/hiperdoc/natural.htm. Acesso em 13/04/2020

ATIVIDADES
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
1) Na imagem abaixo, aparece um número escrito com símbolos romanos.
A utilização dos números romanos
Que número é esse? _________________________________________________________
2) No século XX, foram realizados 22 Jogos Olímpicos.
O primeiro deles aconteceu em MCMIV e o último, em MM. Usando algarismos, escreva os três números que aparecem escritos com símbolos romanos.
_________________________________________________________________________________
3) Considere a seguinte afirmação:
“Os números representados por LX e XL no sistema de numeração romano têm o mesmo valor.”
Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________
4) Usando algarismos, escreva o número destacado na afirmação seguinte:
No Brasil, a Independência, o fim da escravidão e a República foram proclamados no século XIX. _____________________________________________________
5) Usando algarismos, escreva os números expressos por:
a) XLV ______________________________________________________________________
b) LXXIV ___________________________________________________________________
c) CCL ______________________________________________________________________
d) CDXXI ___________________________________________________________________
e) DCCCXXXII______________________________________________________________
f) MXLV______________________________________________________________________
g) MMCCXX _________________________________________________________________
h) MMMV___________________________________________________________________
i) MCXXII____________________________________________________________________
6) Estou lendo  o capítulo 59 de um livro. Usando os símbolos romanos, escreva o número correspondente ao capítulo que estou lendo.
_________________________________________________________________________________
7) Use os símbolos do sistema de numeração romano para escrever os seguintes números.
a) 27 ____________________________________________________________________
b) 52 ____________________________________________________________________
c) 91 ____________________________________________________________________
d) 115 ___________________________________________________________________
e) 340 ___________________________________________________________________
f) 554 ___________________________________________________________________
g) 914 ___________________________________________________________________
h) 1055 _________________________________________________________________
i) 3049 _________________________________________________________________

E O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO?
1) Considere o número 1473.
a) Esse número tem quantas ordens?_________________________________________________
b) Se você trocar de lugar o algarismo das dezenas com o algarismo das unidades de milhar, qual número você obterá?________________________________________________________
2) Um número é formado por 6 dezenas de milhar, 8 centenas e 3 dezenas. Qual é esse número? . _____________________________________________________________________________
3) Considere os três algarismos a seguir:
5         2          8
 a) Escreva todos os números naturais que podem ser escritos com esses três algarismos, sem repeti-los. ______________________________________________________
b) Qual dos números que você formou é o maior? Escreva esse números por extenso.
________________________________________________________________________________
c) Qual o menor dos números que você escreveu?
_________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário