ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno:
___________________________________________________________ turma:
_______
Professora: Maria
Alice Disciplinas: Matemática
ATIVIDADE PARA: 20/04/2020 A 24/04/2020
OBSERVAÇÃO: Lembre-se
de colocar a data no caderno de aula.
TURMAS DE 7º ANOS
É
importante vocês conhecerem um pouquinho sobre a História da Matemática, pois o
que o que hoje conhecemos foi inventado há muito tempo atrás e teve a
contribuição de várias pessoas e de diferentes lugares ao logo dos anos.
Vocês já
devem saber que não existiu apenas uma sistema de numeração...
Há milhares
de anos o modo de vida era muito diferente da vida de hoje!
Os homens
primitivos não tinham necessidade de contar, pois não compravam, não vendiam,
não usavam dinheiro. Com o passar dos anos, os costumes foram mudando e o homem
passou a cultivar a terra, fazer casas, criar animais e a fazer comércio.
Assim, surgiu a necessidade de contar.
Com o tempo
foram criados símbolos e regras originando assim os diferentes sistemas de
numeração.
Abaixo, eu
indico o link de um vídeo para que vocês assistam:
VAMOS RELEMBRAR...
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
1) Na imagem abaixo, aparece um número escrito com símbolos romanos.
Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/sistema-numaracao-romano.htm.
Acesso em 13/04/2020
Que número é esse? _________________________________________________________
2) No século XX, foram
realizados 22 Jogos Olímpicos.
O primeiro deles aconteceu em MCMIV
e o último, em MM. Usando
algarismos, escreva os três números que aparecem escritos com símbolos romanos.
_________________________________________________________________________________________
3) Considere a seguinte afirmação:
“Os números representados por LX
e XL no sistema de numeração romano
têm o mesmo valor.”
Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________
4) Usando algarismos, escreva o número destacado na afirmação seguinte:
No Brasil, a
Independência, o fim da escravidão e a República foram proclamados no século XIX. _____________________________________________________________________________
5) Usando algarismos, escreva os números expressos por:
a) XLV _____________________________________________________________________________
b) LXXIV _________________________________________________________________________
c) CCL _____________________________________________________________________________
d) CDXXI ___________________________________________________________________________
e) DCCCXXXII______________________________________________________________________
f) MXLV____________________________________________________________________________
g) MMCCXX ________________________________________________________________________
h) MMMV________________________________________________________________________
i) MCXXII________________________________________________________________________
6) Estou lendo o capítulo 59 de um livro. Usando os símbolos
romanos, escreva o número correspondente ao capítulo que estou lendo.
_________________________________________________________________________________________
7) Use os símbolos do sistema de numeração romano para escrever os
seguintes números.
a) 27 ________________________________________________________________________
b) 52________________________________________________________________________
c) 91________________________________________________________________________
d) 115_______________________________________________________________________
e) 340_______________________________________________________________________
f) 554_______________________________________________________________________
g) 914_______________________________________________________________________
h) 1055______________________________________________________________________
i) 3049______________________________________________________________________
Disponível em: https://emotioncard.com.br/imagens-de-numeros-romanos/numeros-romanos-2/. Acesso em
13/04/2020
E O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO?
1) Considere o número 1473.
a) Esse número tem quantas ordens?_________________________________________________
b) Se você trocar de lugar o algarismo das dezenas com o algarismo das
unidades de milhar, qual número você obterá?________________________________________________________
2) Um número é formado por 6 dezenas de milhar, 8 centenas e 3 dezenas.
Qual é esse número? . _____________________________________________________________________________
3) Considere os três algarismos a seguir:
5 2
8
a) Escreva todos os números naturais que podem ser escritos com esses
três algarismos, sem repeti-los. ______________________________________________________________
b) Qual dos números que você formou é o maior? Escreva esse números por
extenso.
_________________________________________________________________________________________
c) Qual o menor dos números que você escreveu?
_________________________________________________________________________________________
Maria Luiza Evaldt Turma 71
ResponderExcluir