ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno: _______________________________________________________
turma: ___________
Professora:
Vania Nilsson Disciplina: Educação Física
ATIVIDADE 3
De 27/04/2020 a 01/05/2020
Nesta semana vamos
trabalhar o raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos,
concentração, entre outros... Para isso, primeiro você vai ter que confeccionar
o jogo, depois é só convidar todo mundo de casa para jogar com você, vai
treinando que na volta das aulas, vou jogar com você!!
E o jogo se chama SHISIMA, que teve sua
origem e pratica no Quênia, um país do leste africano. ... Na língua tiriki, a
palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. As peças são
chamadas de imbalavali ou “pulgas-d ‘água”. As pulgas-d‘água movimentam-se tão
rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Curiosidades
sobre o jogo:
As crianças do país africano Quênia
jogam um jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”. Na língua tiriki, a
palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de
imbalabavali, ou “pulgas d'água”. As pulgas d'água se movimentam tão
rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos. É com essa mesma
velocidade que os jogadores de Shisima mexem as peças no tabuleiro. As crianças
do Quênia desenham o tabuleiro na areia e jogam com tampinhas de garrafa.
Objetivo
do jogo:
Formar uma linha reta com as três
peças de cada jogador. Quem conseguir isso primeiro é o vencedor da partida.
Número
de jogadores:
02 jogadores
Materiais
utilizados para a construção do jogo:
1. Tabuleiro
2. Três peças com cores diferentes
para cada jogador.
Regras
do jogo:
1. Coloque as peças no tabuleiro, três
de cada lado.
2. Um jogador, de cada vez, mexe uma
de suas peças na linha, até o próximo ponto vazio; seguem alternando-se.
3. Não é permitido saltar por cima de
outra peça.
4. Cada jogador tenta colocar as suas
três peças em linha reta.
5. O primeiro a colocar as três peças
em linha reta ganha o jogo.
6. Se repetir o mesmo movimento três
vezes, a partida termina empatada e começa um novo jogo.
7. Os jogadores alternam a ordem de
quem inicia o jogo.
Material:
-
folha de papel sulfite.
-
canetinha hidrográfica.
-
tampa de garrafa pet, botões, moedas ou qualquer outro material que possa ser a
sua pecinha.
Como fazer:
Desenhe
na folha de papel sulfite um círculo central e oito raias com um círculo em
cada uma.
Esse
será o nosso tabuleiro.
Como jogar:
O objetivo do jogo é colocar as suas três pecinhas em linha reta,
utilizando a casinha central.
Cada jogador mexe uma das suas peças por vez até a casinha vazia mais
próxima, não podendo saltar nenhuma peça ou casinha.
Se a mesma sequência de movimentos se repetir por três vezes
consecutivas, o jogo acaba empatado e deverá ser recomeçado; no caso não é
permitido deixar sua peça na casinha central por mais de três jogadas
consecutivas.
Ganha o jogo aquele que primeiro colocar as três peças em linha reta.
Bom jogo!!!!


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