segunda-feira, 27 de abril de 2020


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno: _______________________________________________________ turma: ___________
Professora: Vania Nilsson                                       Disciplina: Educação Física       

ATIVIDADE 3

De 27/04/2020 a 01/05/2020

Nesta semana vamos trabalhar o raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, entre outros... Para isso, primeiro você vai ter que confeccionar o jogo, depois é só convidar todo mundo de casa para jogar com você, vai treinando que na volta das aulas, vou jogar com você!!
E o jogo se chama SHISIMA, que teve sua origem e pratica no Quênia, um país do leste africano. ... Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. As peças são chamadas de imbalavali ou “pulgas-d ‘água”. As pulgas-d‘água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Curiosidades sobre o jogo:
As crianças do país africano Quênia jogam um jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalabavali, ou “pulgas d'água”. As pulgas d'água se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos. É com essa mesma velocidade que os jogadores de Shisima mexem as peças no tabuleiro. As crianças do Quênia desenham o tabuleiro na areia e jogam com tampinhas de garrafa.

Objetivo do jogo:
Formar uma linha reta com as três peças de cada jogador. Quem conseguir isso primeiro é o vencedor da partida.

Número de jogadores:
02 jogadores

Materiais utilizados para a construção do jogo:
1. Tabuleiro
2. Três peças com cores diferentes para cada jogador.

Regras do jogo:
1. Coloque as peças no tabuleiro, três de cada lado.
2. Um jogador, de cada vez, mexe uma de suas peças na linha, até o próximo ponto vazio; seguem alternando-se.
3. Não é permitido saltar por cima de outra peça.
4. Cada jogador tenta colocar as suas três peças em linha reta.
5. O primeiro a colocar as três peças em linha reta ganha o jogo.
6. Se repetir o mesmo movimento três vezes, a partida termina empatada e começa um novo jogo.
7. Os jogadores alternam a ordem de quem inicia o jogo.

Material:
- folha de papel sulfite.
- canetinha hidrográfica.
- tampa de garrafa pet, botões, moedas ou qualquer outro material que possa ser a sua pecinha.

Como fazer:
Desenhe na folha de papel sulfite um círculo central e oito raias com um círculo em cada uma.
Esse será o nosso tabuleiro.

Como jogar:
O objetivo do jogo é colocar as suas três pecinhas em linha reta, utilizando a casinha central.
Cada jogador mexe uma das suas peças por vez até a casinha vazia mais próxima, não podendo saltar nenhuma peça ou casinha.
Se a mesma sequência de movimentos se repetir por três vezes consecutivas, o jogo acaba empatado e deverá ser recomeçado; no caso não é permitido deixar sua peça na casinha central por mais de três jogadas consecutivas.
Ganha o jogo aquele que primeiro colocar as três peças em linha reta.
Bom jogo!!!!





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