ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL SANTOS DUMONT
Aluno:
_______________________________________________________ turma: ___________
Professora: Rosmeri Marmitt e Sílvia
B. Enzweiler Disciplina: L. portuguesa
ATIVIDADE
3
DE 27/04/2020 A 01/05/2020
Bom dia,
pessoal! Tudo bem com vocês?
Como está a
leitura do livro Harry Potter e a Pedra
Filosofal? Esperamos que estejam gostando!
Então,
vamos interagir um pouquinho e conversar sobre a leitura realizada até aqui?!?!

Nesta
primeira parte, vimos que Harry Potter, ainda bebê, foi morar seus tios – Sr. e
Srª Dursley. Na casa, vive o casal, o filho chamado Dudley e Harry.
PENSE SOBRE AS QUESTÕES
A SEGUIR E RESPONDA EM SEU CADERNO:
1. Lílian, mãe de Harry, tem uma irmã que se chama Petúnia,
esta adotou o menino quando esse era bebê, devido às circunstâncias.
Petúnia é o
nome de uma flor. Você conhece esta flor?
As flores,
de modo geral, são bonitas, alegres, sensíveis e delicadas. E a tia de Harry, é
também assim? Existe alguma relação entre a flor e a personagem? Por quê? Como
podemos caracterizar a tia Petúnia? Ela pode ser comparada com uma flor? Explique.
2. Duda, primo de Harry, também tem características
fortes.
a) Que
características são essas?
b) Sendo
primos, eles se parecem em algo?
c) Em que os
diferem?
3. Como Harry Potter foi recebido pelos tios quando ainda era um bebê? De
que forma a família o trata? O que você pensa sobre isso? Há uma razão para eles
agirem dessa forma?
4. Solte sua imaginação!
a) Como você
imagina o quarto de Harry na casa dos Dursley?
5. Com a proximidade do aniversário de doze anos de
Harry Potter, algumas coisas estranhas começaram a acontecer, mudando a rotina
da família Dursley. Descreva algumas delas?
6. Rúbeo Hagrid é o Guardião das Chaves e das Terras
de Hogwarts. Descreva-o.
7. Releia o
fragmento:
“Ele bateu na
parede três vezes com a ponta do guarda-chuva. E o tijolo que tocou estremeceu,
então torceu-se. No meio apareceu um buraquinho, que se foi alargando cada vez
mais. Um segundo depois se viram diante de um arco bastante grande até para
Hagrid, um arco que abria para uma rua de pedras irregulares, serpeava e
desaparecia de vista.”
ROWLING, J.K.. Harry
Potter e a pedra filosofal. Editora Rocco- Rio de Janeiro, 2000. p. 56
a) Que lugar
era esse? Descreva-o.
8. Veja o fragmento:
“Era alto,
magro, e desengonçado, com sardas, mãos e pés grandes e um nariz
comprido.”
ROWLING, J.K.. Harry Potter e a pedra filosofal.
Editora Rocco- Rio de Janeiro, 2000. p.
71
a) Qual é o
nome completo do personagem que está sendo descrito no fragmento acima?
9. Os alunos da escola Hogwarts são separados em
quatro casas que se chamam Grifinória, Lufa-lufa, Corvinal e Sonserina. A
escolha é feita por um Chapéu Seletor durante a Cerimônia de Seleção.
Preencha a lacuna em branco com o nome da casa para
a qual Harry foi escolhido pelo Chapéu Seletor.
Harry ouviu o chapéu anunciar a última
palavra para todo o salão. Tirou o chapéu e se encaminhou trêmulo para a mesa
de ___________________________. Sentia tanto alívio por ter sido selecionado e
ter escapado de Sonserina que nem reparou que estava recebendo a maior ovação
da cerimônia.
ROWLING, J.K.. Harry Potter e a pedra filosofal.
Editora Rocco- Rio de Janeiro, 2000. p.
90
10. Releia o fragmento abaixo:
“Às três e meia, aquela
tarde, Harry, Rony e os outros garotos da Grifinória desceram correndo as
escadas que levavam para fora do castelo para a primeira aula de voo. Era um
dia claro, com uma brisa fresca e a grama ondeava pelas encostas sob seus pés
ao caminharem em direção a um gramado plano que havia do lado oposto à Floresta
Proibida, cujas árvores balançavam sinistramente a distância.”
ROWLING, J.K.. Harry Potter e a pedra filosofal.
Editora Rocco- Rio de Janeiro, 2000. p.
106
a) Descreva o que aconteceu com Neville nesta aula.

Qualquer
dúvida, estamos à disposição no e-mail!!
Após a
realização das atividades, continuem a leitura dos capítulos restantes!!!!!
Uma
excelente leitura a todos e fiquem om Deus!!!!
Grande
beijo a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário